Slide 01
Saúde é vida
Lugar de dente é na boca, podemos salvar o seu dente!
Devo optar pelo implante?
Slide 02
Saúde é vida
Por que escolher o Grupo Oris?
Saúde em primeiro lugar

Home Care Odontológico

O QUE É?

O serviço de assistência domiciliar odontológica (Home Care) visa oferecer cuidados bucais às pessoas impossibilitadas a buscar tratamento na comunidade.
Não raro percebe-se que a saúde bucal é negligenciada ou esquecida quando o paciente apresenta algum problema grave de saúde geral. Passando a ocupar pouco espaço na rotina de cuidados pessoais de pacientes que geralmente se encontram imunodeprimidos. No entanto é neste momento que ela deve ser redobrada.

A atenção à saúde da boca é imprescindível, pois a boca é a porta de entrada para muitos microrganismos que podem desencadear complicações e manifestações sistêmicas severas.
Problemas como insuficiência cardíaca congestiva, doença cerebrovascular, infarto do miocárdio, doença renal, doença vascular periférica e diabetes melito, doenças neurológicas, dentre outras influenciam e sofrem influencia das condições bucais, principalmente da região periodontal, como gengiva, tecido ósseo e ligamentos que “seguram” os nossos dentes na boca.

Pacientes oncológicos, com doenças autoimunes ou qualquer outra patologia que exija uso contínuo de medicamentos, apresentam maior risco as alterações salivares que favorecem o mau hálito, gosto ruim, desconforto bucal, dificuldade de deglutição, lesões de cárie (doença infectocontagiosa), dificuldade em usar próteses totais, ardências bucais, fragilidade capilar resultando sangramentos da mucosa bucal, mucosite, doença periodontal como gengivite e periodontite, formação de cálculo,etc.

Ressaltamos nestes casos os transtornos de deglutição que favorecem a aspiração do conteúdo bucal e da orofaringe, situação que pode predispor o paciente a doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) e pneumonias recidivantes. Resultando em internações hospitalares repetitivas, principalmente em pacientes com baixo nível de consciência.

QUEM É O PACIENTE HOME CARE?

Pacientes restringidos ao ambiente domiciliar

Quais são as principais causas desta restrição?

  • Doenças neurológicas em estágio avançado
  • Idosos não funcionais
  • Pós operatório complexo que impeça mobilidade
  • Pacientes em cuidados paliativos
  • Pacientes com necessidades especiais

EM QUANTAS VISITAS OCORRE O TRATAMENTO?

DE FORMA GERAL A MAIORIA DOS PACIENTES SÃO TRATADOS EM 3 OU 4 VISITAS, NAS QUAIS:

  • Primeira visita: realizada sempre por um Cirurgião Dentista, especialista, que após detalhado exame clínico bucal, avaliação das condições sistêmicas do paciente e contato com o médico responsável, irá planejar, junto à equipe multidisciplinar, os procedimentos básicos imprescindíveis à manutenção da saúde, função e bem estar do paciente. Agendamento para orientação dos cuidadores responsáveis pela higiene bucal do paciente.
  • Segunda visita: são realizados todos os procedimentos necessários objetivando a “full mouth disinfection” (remoção de todos os focos infecciosos presentes que comprometam a saúde bucal e sistêmica do paciente).
  • Terceira visita (após 7 dias): Avaliação dos resultados conseguidos com as terapêuticas anteriores propostas. E nesse momento, quando necessário, será realizado o planejamento para confecções de Próteses ou Placas de mordida, visando o restabelecimento da função, saúde e conforto bucal.
  • 00Quarta visita: reavaliação e monitoramento dos trabalhos realizados pela equipe de Cirurgiões Dentistas e cuidadores.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES:

1. O convênio médico cobre o atendimento Home Care Odontológico?

R: Não, apenas nos casos onde o convênio médico prevê tratamento odontológico domiciliar, isto quando o paciente tem convênio com as Instituições que a nossa equipe é credenciada em Brasília, como, por exemplo: Eletronorte, STJ, TST, TRF, etc.
Por isso ao nos contatar diga o seu Plano de Saúde para que possamos confirmar a possibilidade de tratamento pelo seu convênio. Cabe lembrar que muitos convênios médicos viabilizam o tratamento odontológico nestes casos pelo sistema de reembolso e desta forma o grupo Oris poderá atendê-lo sendo credenciado ou não.

2. O ambiente domiciliar é seguro para a consulta e o tratamento?

R: Todos os procedimentos realizados sempre visarão à segurança e o bem estar do paciente. Quando forem necessárias abordagens mais invasivas os familiares serão orientados devidamente pela equipe e estes só deverão ser realizados em ambiente hospitalar.

3. Que cuidados devo tomar com o ambiente onde irá ocorrer a consulta?

R: A escolha do local e as medidas necessárias para controle de infecção local será realizada pela nossa equipe.

IMPORTANTE

Se você tem em casa alguém que está com a saúde comprometida, não deixe de contatar um profissional capacitado para cuidar de sua saúde bucal.
Siga as recomendações de higiene e tratamento especificadas pelo Cirurgião Dentista e não deixe de remarcar o acompanhamento.

Não use nenhum enxaguante bucal sem recomendação profissional, eles podem agredir a mucosa bucal favorecendo a halitose e lesões bucais.

Deixe uma resposta

O Grupo Oris é membro da:

Parceiros